AMBULATÓRIO
MÉDICO
O QUE É
A existência de ambulatório médico nas empresas é uma prática diferenciada de promoção da saúde.
Para as empresas, a presença de um ambulatório médico em suas instalações permite rápida intervenção em casos de emergências acelera a realização de exames admissionais, demissionais, periódicos e retorno ao trabalho.
O Ambulatório Médico na empresa não necessariamente pode ser apenas e tão somente o ambiente onde o funcionário realiza exames relacionados ao PCMSO (admissional, demissional, periódicos, etc).
ONDE SE APLICA
Em empresas de médio e grande porte que tenham a necessidade e a disponibilidade de um espaço físico que comporte a instalação da estrutura que será implementada e operada pela equipe de profissionais da INTEGRE.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
A conveniência de ter um ambulatório no local de trabalho a empresa poderia estimular os funcionários a realizar consultas médicas de forma ágil, sem burocracia e longa espera nos agendamentos em consultórios e clínicas médicas, evitando ausência e/ou falta do trabalho, custos e deslocamentos desnecessários, reduzindo o absenteísmo e custos com horas improdutivas.
Outro aspecto importante é a percepção do funcionário da preocupação da empresa em oferecer opções de atendimento sem custo de coparticipação, quase sempre cobrada quando o atendimento é realizado em rede de prestadores do convênio.
Outra grande vantagem é o controle efetivo sobre os gastos com o plano de saúde, que certamente são maiores quando o funcionário e familiares, sem passar por uma “triagem”, escolhem livremente os profissionais e instituições credenciadas, que não raramente abusam nas prescrições, muitas vezes com indicação clínica duvidosa.
Finalmente a interface das informações geradas a partir do saúde ocupacional, com os atendimentos eletivos e/ou de urgência realizados no ambulatório médico da empresa, e os atendimentos realizados via plano de saúde, facilita a identificação de colaboradores e/ou dependentes merecedores de atenção especial em razão da real probabilidade de gerarem custos potencialmente elevados para a empresa, permite elaborar programas de ações preventivas e gestão integrada das ações corporativas de promoção à saúde.