MEDICINA OCUPACIONAL
O QUE É
PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (NR7)
É a área que atua preservando a saúde do empregado especialmente ligada às doenças ocupacionais e profissionais, agindo em todas as frentes, prevenindo, diagnosticando e tratando as doenças que podem ser causadas pela atividade exercida no emprego. O grande objetivo da medicina do trabalho é preservar a qualidade de vida do funcionário, incluindo sua saúde física, mental e social.
Juntamente a isso, deve-se também avaliar a capacidade colaborativa do colaborador para exercer a atividade que lhe foi designada, com a realização de exames médicos ocupacionais como o admissional, demissional, periódicos e de mudança ou retorno de função.
Por definição, as doenças ocupacionais e as do trabalho são consideradas acidentes laborais; evitá-las e diminuir os seus riscos é uma obrigação do empregador.
ONDE SE APLICA
Tendo em vista que os indivíduos passam boa parte do dia no local de trabalho, é correto afirmar que muitos fatores que influenciam a saúde podem estar ligados ao ambiente de trabalho. Poluição do ar e sonora, desatenção a aspectos ergonômicos e processos de trabalho mal definidos podem levar a acidentes e doenças ocupacionais evitáveis.
O principal objetivo da saúde ocupacional é prevenção de doenças e suas consequências que possam ter origem no ambiente de trabalho.
Vale lembrar que a saúde ocupacional é caracterizada como um setor obrigatório dentro de empresas de pequeno, médio e grande porte, cuja fiscalização é responsabilidade do Ministério do Trabalho.
MÉDICO DO TRABALHO
• Cabe a ele executar os exames necessários nos trabalhadores para avaliar os riscos aos quais estão expostos e diagnosticar as doenças ligadas às atividades que exercem;
• É responsável por interpretar os resultados de exames feitos ao longo de certo tempo a fim de detectar danos à saúde;
• Trata dos trabalhadores acidentados em serviço, cuidando da recuperação e avaliando periodicamente, para saber se têm condições de retornar ao trabalho e quando isso poderá acontecer;
• Compete ao médico e a outros profissionais, a tarefa de fazer visitas periódicas às empresas para avaliar as condições de trabalho a que estão submetidos;
• Elabora relatórios que declaram os riscos a que os profissionais da empresa estão sujeitos e os fatores de insalubridade de uma profissão;
• Deve zelar pela fiscalização sanitária das empresas, trabalhando com outros profissionais em prol da higiene dos restaurantes, cozinhas e creches de responsabilidade das empresas.
Para garantir a atuação adequada dos colaboradores, é função do médico realizar alguns exames básicos.
+ PREVENÇÃO
NO DIA A DIA
ENFERMEIRO DO TRABALHO
• Têm a responsabilidade de estudar as condições de trabalho dentro de uma empresa;
• Cabe também ao enfermeiro propor mudanças no que diz respeito à estrutura da empresa que ameacem as boas condições de higiene e segurança dos funcionários;
• Fazem um poderoso trabalho de pesquisa, para avaliar dados estatísticos sobre a quantidade de acidentes, números de mortalidade decorrente da atividade profissional e, a partir daí, elaboram planos para melhorar a proteção dos empregados;
• É dele a tarefa de prestar os primeiros socorros aos trabalhadores acidentados no local de trabalho;
• Instrui os trabalhadores sobre medidas de segurança, uso de equipamentos para se proteger de possíveis acidentes e de hábitos sadios para prevenção de doenças profissionais;
• Pode assessorar os trabalhadores em pedidos de indenização contra as empresas.
AUXILIAR DE ENFERMAGEM DO TRABALHO
• Atua ajudando os enfermeiros em atendimento de primeiros socorros, fiscalização e na administração de medicamentos